Cidades

Carnaval 2022: Inscrições abertas para cadastro de blocos

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval 2022: Inscrições abertas para cadastro de blocos
Representantes de blocos devem estar atentos às regras para garantir o cadastramento. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio regulamentou nesta quarta-feira (25) o calendário para cadastramento dos blocos de rua, no Carnaval de 2022, desde que seja autorizado pelas comunidades cientificas e sanitárias. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 14 de setembro.

O cadastro deve ser realizado clicando aqui, no ícone Cadastro de Blocos. A partir do dia 15 de setembro de 2021, o sistema será bloqueado e não serão aceitas novas inscrições.

Passo a Passo

Encerrado o prazo de cadastramento a Riotur, e demais Órgãos Públicos envolvidos, analisa o processo para emissão do Documento de Cadastro Preliminar (DCP).

Os representantes dos blocos carnavalescos poderão retirar o DCP o Carnaval do Rio 2022 ou Documento de Cadastro Não Efetivado (DCNE), através da utilização de um login e senha no sistema de inscrições no site da Riotur, no ícone Cadastro de Blocos, a partir do dia 14 de outubro de 2021.

Caso o Bloco tenha o pedido de cadastro indeferido, o representante legal do bloco terá o prazo de sete dias corridos, após a disponibilização do DCNE, para apresentar a revisão de parecer, qunado uma nova analise será realizada, mediante preenchimento de formulário disponibilizado no site.

O pedido de revisão do parecer somente poderá ser apresentado uma única vez, ou seja, não haverá reanálise de revisão do parecer.

Documentos necessários

Após recebimento do DCP o Representante Legal deverá dirigir-se aos Órgãos Públicos competentes, abaixo listados, para obtenção da documentação complementar obrigatória, abaixo indicada, para então receber, através da Riotur, o DCE.

  1. Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ)- Retirada de documento comprovando a Autorização da DDP - Diretoria de Diversões Públicas e da DSE - Diretoria de Socorro de Emergência, para o desfile do bloco no carnaval de 2022.
  2. Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)- O representante do bloco deverá obter junto ao Batalhão da Policia Militar de sua área, o Nada a Opor para o desfile do Bloco.
  3. Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)- O Nada a Opor será disponibilizado diretamente no sistema de pedidos de cadastro da Riotur, conforme realizado no Carnaval de 2020.
  4. Coordenação de Licenciamento e Fiscalização (CLF)- Em caso de exposição de marca de patrocinador em carros de som ou materiais para distribuição, caberá ao representante legal do bloco a regularização junto à Coordenação de Licenciamento e Fiscalização.
  5. ECAD- Caberá ao representante legal do bloco, o recolhimento dos direitos autorais junto ao Escritório Central de Arrecadação (ECAD).

O não cumprimento das normas por parte dos blocos carnavalescos implicará na emissão do Documento de Cadastro não Efetivado (DCNE) para o desfile em 2022.

Os veículos utilizados pelos blocos carnavalescos deverão estar com as exigências e obrigações legais devidamente cumpridas.

É proibida a delimitação de espaços nos desfiles de blocos ou bandas de rua e nos ensaios carnavalescos de rua.

Demais exigências inerentes às peculiaridades de bairros e ruas, que seguirão sempre critérios das Administrações Regionais.

Essas medidas podem ser alteradas pela Riotur, com base em determinações que a tornem impossível de ser realizada.

< Ministério da Saúde vai distribuir mais vacinas para garantir terceira dose Incêndio em vegetação assusta moradores de Itaipuaçu, em Maricá <